Blog

Informações

Vestibular online: onde e como fazer?

Vestibular. Essa palavra, assim, sozinha, já provoca arrepio em muitos estudantes. E não é para menos, afinal, muita pressão e ansiedade envolvem esse momento de fazer uma prova que poderá determinar parte do seu futuro. Você se prepara para o vestibular por um longo período. Quando a data chega, é preciso estar pronto não apenas para a prova em si, mas também para o transporte, o horário a cumprir e os olhares dos seus concorrentes. Todos estão compartilhando uma sala com você, em um ambiente cheio de expectativas – suas e de outros estudantes.

Agora imagine acabar com a maioria desses fatores de pressão, que contribuem para aumentar sua ansiedade e podem levá-lo a cometer erros decisivos. Através da proposta do vestibular online, que está crescendo no Brasil, é possível fazer esse importante teste na sua casa. Ou seja, sem barulhos externos, sem olhares de concorrentes, sem problemas com o relógio e o principal: sem o nervosismo que tanto pode atrapalhar esse momento.

Tecnologia a seu favor: da matrícula online até o vestibular online

Transformações estão acontecendo em todas as áreas sociais graças ao avanço da tecnologia. Na educação, isso não é diferente. Ao longo dos anos, mudou até mesmo a forma de fazer uma simples pesquisa relacionada a alguma matéria estudada no ensino fundamental. As tão famosas enciclopédias, como a Barsa, foram esquecidas pelos estudantes como fonte de informação. No lugar delas, eles passaram a utilizar o Google sempre que surge uma dúvida e também para fazer os trabalhos escolares.  

Os professores também tiveram que se reinventar para atrair a atenção dos estudantes diante de uma infinidade de conhecimentos disponíveis a apenas um clique. No ensino superior, a tecnologia também vem mudando processos e práticas de ensino-aprendizagem.

A primeira transformação foi a opção de fazer matrículas online. Em poucos minutos, é possível enviar seus dados para a instituição escolhida e matricular-se no curso de sua preferência.

Para a empresa DocuSign, pioneira na automação de processos educacionais, a matrícula online é uma importante inovação que chegou para facilitar a interação entre instituição de ensino e alunos. A lista de vantagens dessa inovação é longa. Além de funcionar como uma estratégia de retenção de alunos, essa solução beneficia os estudantes ao proporcionar uma maior comodidade e modernidade para as rotinas escolares.

A economia de tempo é outro fator a ser destacado nesse processo. Essa economia acontece de duas formas diferentes: primeiro, pelo fato de que já não é necessário que os funcionários da secretaria da instituição de ensino passem as suas horas de trabalho efetuando as matrículas de todos estudantes e, depois, porque não é mais preciso que os alunos se desloquem até a instituição e enfrentem filas para concluir esse procedimento.

Dessa forma, a matrícula online proporciona agilidade tanto para os colaboradores da instituição de ensino quanto para os alunos, fazendo com que o tempo que seria utilizado no processo de matrícula tradicional acabe sendo utilizado em atividades mais relevantes.

Outro aspecto importante é que essa solução tecnológica propicia autonomia aos estudantes, os quais podem gerenciar a oficialização de seu ingresso ou a sua permanência na instituição.

Esses benefícios se enquadram também no vestibular online. A exemplo do que foi feito em relação à matrícula digital, ele também foi desenvolvido para facilitar os processos burocráticos que envolvem o ingresso de estudantes no ensino superior.

O processo de vestibular online chega aos poucos ao Brasil

Mudanças em métodos já estabelecidos, muitas vezes, geram resistência. Entretanto, quando as empresas e instituições começam a calcular a economia e os lucros possíveis com a ajuda de um processo online, qualquer transtorno durante a fase de adaptação vale o esforço e o investimento.

Esse é o caso do vestibular online, um método ainda novo para a realidade brasileira. Ele ainda não está disponível em muitas universidades e faculdades do País, mas algumas instituições de ensino, como é o caso da ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, já oferecem um processo seletivo que pode ser feito todo em ambiente digital.

Já desembarcou no Brasil, inclusive, uma empresa especializada em realizar vestibular online. Segundo informações dessa companhia, chamada de Vestibular Online, o seu objetivo é oferecer às Instituições de Ensino as provas através de uma plataforma moderna, ágil e com correção em poucos minutos. A empresa garante que, através desse processo, a matrícula também pode ser feita em pouco tempo – minutos após a realização da prova, de acordo com a companhia.

Além da possibilidade de fazer um vestibular online, hoje, no País, algumas instituições também oferecem a possibilidade de fazer um vestibular agendado. Diferentemente do vestibular tradicional, no qual todos os candidatos às vagas de uma faculdade fazem a prova em um mesmo dia, nessa opção o aluno realiza o processo seletivo na data que achar mais conveniente. Segundo o portal Guia da Carreira, essa opção é ofertada com frequência pelas faculdades privadas.

Confira como funciona o vestibular com data agendada:

  • Primeiro o candidato acessa o site da faculdade e seleciona o curso e o local (unidade ou polo de ensino) onde deseja fazer a prova do vestibular;
  • Na sequência, ele preenche a ficha de inscrição;
  • Após receber a confirmação da inscrição (por e-mail ou por SMS), o candidato comparece no local e horário agendado para fazer o vestibular.

Nesses casos, em geral, o resultado do processo seletivo fica disponível no site da instituição após 48 horas. O único trabalho do candidato será conferir o seu resultado e, no caso de ter sido aprovado, efetivar a sua matrícula.

A proposta do vestibular online é que a ida até a faculdade para fazer a prova seja evitada, economizando tempo e dinheiro dos envolvidos – tanto do aluno quanto da instituição de ensino.

Como fazer o vestibular online

De acordo com a empresa Vestibular Online, as provas nessa modalidade são realizadas da seguinte forma:

  • O candidato recebe um login e senha para acessar o sistema onde está a prova;
  • Um limite de tempo é determinado para que o estudante finalize o teste;
  • A equipe de avaliadores da empresa realiza a correção da prova e libera o resultado em poucos minutos;
  • Caso tenha sido aprovado, o candidato já pode realizar a sua matrícula na faculdade.

O processo do vestibular online pode variar, no entanto. Segundo o Portal EAD, os formatos dessa modalidade podem ir desde um “kit” que o candidato baixa em seu computador até uma prova que pode ser acessada no site da instituição (normalmente de redação). Em ambos os casos existe um prazo determinado para o envio da prova.

Centro Universitário Newton Paiva, por exemplo, tem um processo seletivo online. Nele, o candidato retira a prova no site após fazer o pagamento da inscrição e tem até cinco dias corridos para redigir uma redação de próprio punho e enviar para correção, seja por meio digital ou por correio.

Já no vestibular online da Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB, o candidato só recebe a prova após o preenchimento do formulário de cadastro. O aluno obtém as instruções para escrever uma redação, que deverá ser redigida com no mínimo 150 palavras no prazo máximo de 45 minutos.

Por esse sistema o candidato recebe o resultado por e-mail em até 72 horas. Se for aprovado, recebe um e-mail com instruções para efetuar a matrícula. Nessa fase, ele escolhe a forma de pagamento. Após a confirmação do pagamento da primeira parcela, a matrícula do estudante é efetivada.

Com a matrícula realizada, o estudante já pode iniciar o curso. Para isso, bastará a ele acessar o ambiente universitário virtual da ESAB. Esse ambiente dispõe de todos os serviços acadêmicos. Segundo a instituição de ensino, no portal é possível estudar utilizando computador, tablet, smartphone ou qualquer outro dispositivo com acesso à internet.

Nesse formato proposto pela ESAB, todo o processo envolvendo a graduação é feito de forma online, desde o vestibular até o encerramento do processo de ensino.

Outra proposta inovadora de processo seletivo: o Megavestibular da Estácio

Quem é ansioso demais para suportar a espera para o resultado do vestibular tradicional ou aquele feito com data marcada tem outra opção de processo seletivo: a oferecida peloMegavestibular Estácio.

Esse grande evento, realizado pela instituição de ensino em todos os seus polos espalhados pelo Brasil, dedica um dia inteiro para a aplicação do exame e para a efetivação das matrículas. O objetivo do Megavestibular, assim como da iniciativa do vestibular online, é facilitar a vida do estudante, que precisa de processos rápidos e cada vez mais atraentes.

O Megavestibular da Estácio acontece algumas vezes durante o ano, tem inscrição gratuita e aprova os candidatos para todos os cursos de graduação oferecidos pela Estácio. Nesses dias, as provas são aplicadas, geralmente, em quatro horários diferentes para que seja possível atender toda a demanda.

A seleção inclui todas as modalidades de ensino oferecidas pela Estácio, ou seja, os cursos de graduação nas modalidades presencial, EaD (ensino a distância) e flex (que une aulas online com atividades presenciais). E como não poderia deixar de ser, para um processo que busca facilitar o acesso ao ensino superior, as inscrições para o Megavestibular da Estácio também são online.

Segundo ainstituição, todas as pessoas que sonham em cursar uma graduação podem participar da campanha do Megavestibular. A única exigência da Estácio para que o candidato participe é que ele apresente o comprovante e/ou declaração de conclusão do ensino médio.

Além de facilitar a inscrição e a matrícula dos candidatos a uma vaga em um de seus cursos, a Estácio oferece, no dia do Megavestibular, algumas outras vantagens. Os candidatos que realizam o exame e efetuam o pagamento da matrícula no mesmo dia garantem 50% de desconto na mensalidade durante o primeiro semestre, pelo menos. Em algumas edições do Megavestibular, esse desconto pode ser ainda maior – como de 50% para todo o curso no caso dos cursos presenciais, por exemplo.

Os candidatos com as melhores notas no Megavestibular, em cada cidade, ganham bolsas de estudo de 100% durante o primeiro semestre. Em caso de empate nas notas, a bolsa é atribuída ao estudante que se classificou no vestibular mais antigo da Estácio. Isso porque a instituição conta com várias datas até o término das inscrições. Entretanto, somente ganham acesso aos benefícios aqueles que realizam o pagamento do boleto de confirmação de matrícula no dia da ação.

Na Estácio, os benefícios não se limitam às matrículas online ou ao Megavestibular. Ao iniciar os estudos, independentemente da modalidade escolhida (presencial, EaD ou flex), os alunos contam com diversas vantagens, como material didático digital sem custo, corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores, acervo bibliográfico físico e virtual, orientação de carreira e encaminhamento para o mercado de trabalho.

Ficou interessado em estudar na Estácio? Então confira os cursos da faculdade que são mais procurados e bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) de acordo com o portal Guia da Carreira:

  • Administração;
  • Ciências Contábeis;
  • Comércio Exterior;
  • Design de Interiores;
  • Design de Moda;
  • Direito;
  • Educação Física;
  • Gestão Comercial;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão Pública;
  • Letras;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Processos Gerenciais;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Redes de Computadores;
  • Sistemas de Informação;
  • Turismo.